11 de abril de 2008

Meimoa - Portugal

Penamacor revela mais achados romanos

http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=122&id=5851&idSeccao=1147&Action=noticia

Uma série de estruturas e objectos foram descobertos na zona sul do concelho, que continua a revelar sinais da época romana.


Primeiro foram as escavações na zona histórica da vila. Depois a descoberta de um antigo lagar de azeite romano a norte, na freguesia de Meimoa. Agora é a vez de também a zona sul do concelho de Penamacor revelar algumas das marcas da ocupação romana, que há semelhança do que aconteceu na Meimoa foram descobertas por mero acaso. A zona deste novo achado é conhecida como Saibreira e fica a poucos metros do cruzamento da ponte das Taliscas, na estrada que faz a ligação às freguesias de Aranhas e Salvador. Tal como o caso de Meimoa esta história começa com uma retroescavadora que procedia à remoção de saibro em terrenos da Câmara Municipal. Mas a certa altura chegou-se à conclusão que a pedra existente no local não era fruto da natureza mas da passagem de outros povos pela zona. A retroescavadora parou o trabalho e entrou em campo a equipa de Silvina Silvério, que realizou sondagens no local durante o mês de Fevereiro para aferir a importância da descoberta. As expectativas não ficaram goradas e a arqueóloga confirma ao Reconquista que a quantidade de materiais encontrada “é imensa” e ocupa vários terrenos em redor.

Mós e muros em pedra, artefactos em ferro ou bronze e muita cerâmica (alguma da qual em bom estado) fazem parte dos materiais encontrados pelos arqueólogos. Mas mais pode vir a ser revelado, já que a intervenção realizada em Fevereiro teve como objectivo primordial a protecção do espaço, para evitar a degradação dos achados provocada pelo mau tempo. Quando o Verão chegar e a chuva deixar de ser uma ameaça os arqueólogos deverão voltar ao local para aprofundar as pesquisas.

Silvina Silvério chegou ao concelho de Penamacor há alguns anos a convite da Câmara Municipal. A zona histórica da sede de concelho – conhecida como Cimo de Vila – foi o primeiro terreno de trabalho e é lá que a sua equipa ainda continua a desenterrar elementos que podem trazer mais alguma luz ao passado do concelho. A partir de Julho e até Setembro voltam as escavações à necrópole (entre a torre do relógio e o Pelourinho) e chegam ao Poço D’el Rei, um lugar que continua a alimentar diversos mitos.

Na freguesia de Meimoa começou por ser descoberto um forno pertencente a um lagar romano onde se utilizava a técnica de prensagem do azeite a quente. As próximas escavações vão acontecer numa zona que terá sido utilizada para habitação. Com todos estes elementos já se fala na elaboração de uma carta arqueológica do concelho até porque, diz que sabe, haverá muito mais a descobrir.

No hay comentarios:

Publicar un comentario