20 de mayo de 2008

S. Sebastião - Terras de Bouro - Cavado

Marco miliário descoberto na região

http://www.correiodominho.com/noticias.php?&IDTema=8&IDNoticia=32384

Um novo achado arqueológico foi descoberto próximo do lugar de S. Sebastião, na milha XVII, na Geira Romana. A autarquia terrabourense intenta, agora, a sua conservação.

Um novo achado arqueológico - um miliário do séc.IV - apareceu na via romana (Geira), próximo do lugar de S. Sebastião, na milha XVII, em Terras de Bouro.


Um achado que vem a enriquecer o já vasto espólio arqueológico da Geira, tornando-a num legado patrimonial que tem suscitado um crescente interesse não só dos estudiosos, mas sobretudo de um público que despertou para o turismo cultural que procura os ‘museus ao ar livre’, numa plena interacção com o meio ambiente.


Concretamente, o novo achado consiste num miliário epigrafado, do princípio do século IV, que vai agora ser objecto de estudo pelos especialistas, nomeadamente por Sande Lemos, que tem dedicado muita da sua investigação à Geira e que, conjuntamente com o IGESPAR, acompanhou a operação de recuperação do achado que se encontrava enterrado ao lado da via.

A autarquia terrabouren-se continua, assim, a sua aposta ao nível da conservação do património, através da candidatura de projectos aos programas comunitários. O marco foi encontrado próximo da Mata da Albergaria,aquando do Dia Internacional dos Museus em Terras de Bouro.

No hay comentarios:

Publicar un comentario